domingo, 6 de janeiro de 2019

ANO NOVO

Anuncia-se um Ano Novo: 2019 é agora o tempo para criar e desenvolver os nossos projectos de promoção da cultura: LÓGOS - Biblioteca do Tempo é o nosso contributo colectivo. Para Adília César e Fernando Esteves Pinto, na qualidade de coordenadores editoriais do projecto, e Adão Contreiras, enquanto assistente editorial, é tempo de reflexão e de planeamento.

Adília César e Fernando Esteves Pinto
Até à data, saíram 3 revistas: Setembro 2017 (Nº 1) | Abril 2018 (Nº 2) | Setembro 2018 (Nº 3). Divulgámos  literatura e ilustrações de autor. Entrevistámos diversas personalidades com relevo no panorama cultural. A receptividade do público leitor vai crescendo, lentamente, através de algumas evidências peculiares: por exemplo, sendo uma revista concebida no Algarve e que publica sempre autores e/ou ilustradores algarvios, a região parece dar pouco apoio ao projecto (salvo raras e importantes excepções, as quais têm contribuído para a aceitação da revista como projecto a ter em conta no panorama cultural do nosso país). Lamentamos, pois, que o Algarve ainda não tenha demonstrado a abertura necessária ao projecto LÓGOS - Biblioteca do Tempo, quer a nível de aquisição de exemplares por parte dos leitores, quer no apoio presencial aquando das apresentações públicas da revista, ou até mesmo nas redes sociais e imprensa regional. Assim, impõe-se um trabalho de divulgação mais eficaz na comunidade próxima através de diversos meios ao nosso alcance. Com uma tiragem inicial de 100 exemplares, e com possibilidade de reimpressão (o que já aconteceu), uma elevada percentagem de revistas segue para as zonas de Lisboa, Leiria e Porto, e também Madeira, Açores, Suiça e Canadá.




Em 2019, é nossa intenção disponibilizar aos leitores mais dois números da revista literária em suporte papel, com autores convidados e de acordo com um conceito idealizado por nós, sempre diferente de revista para revista, mantendo, de um modo geral, os diversos géneros literários já publicados anteriormente: poesia, ensaio, crítica literária, conto, peça de teatro, entrevista, ilustração. Deste modo, vamos dando a conhecer o que entendemos por arte literária e plástica (desenho e pintura), através dos autores que convidamos para colaborar.

A todos - colaboradores e leitores - deixamos registado o nosso agradecimento. Juntos, tornaremos possível a continuação deste projecto e chegaremos mais longe. Opiniões e críticas serão bem-vindas. Bom Ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LÓGOS 10 - MAIO 2022 (ÍNDICE)