Após um ano de trabalho, importa fazer o balanço dos resultados e de todo o processo desenvolvido no decurso do projecto LÓGOS – BIBLIOTECA DO TEMPO, iniciado em 2016 por Fernando Esteves Pinto, Adília César e Adão Contreiras: um grupo no facebook, um blogue e uma revista literária. LÓGOS – BIBLIOTECA DO TEMPO é um projecto com potencialidades no âmbito da cultura e pretende evidenciar o caminho escolhido por estas três pessoas, de acordo com uma perspectiva colectiva, que se pretende contemporânea e responsável relativamente àquilo que deve ser a linguagem cultural e artística.
A revista LÓGOS – BIBLIOTECA DO TEMPO nº 1, com direcção editorial de Fernando Esteves Pinto e Adília César, e Adão Contreiras como assistente editorial, saiu em Setembro de 2017, com participações dos colaboradores convidados e da designer gráfica Inês Ramos, sendo bem acolhida pelos leitores. Realizaram-se duas apresentações públicas e uma elucidativa entrevista por Daniel Pina aos editores, para o Algarve Informativo, bem como outras divulgações dispersas na imprensa. A todos os colaboradores, leitores e divulgadores, agradecemos desde já o seu papel fundamental à continuação do projecto. A revista nº 2 encontra-se em fase de execução, estando prevista a sua edição durante o 1º trimestre de 2018.
No entanto, todo este trabalho colectivo não ofuscou os projectos individuais dos elementos da equipa. Assim, e no que diz respeito a 2017, o ano foi um tempo produtivo que confirmou o papel que Fernando Esteves Pinto, Adília César e Adão Contreiras ocupam no cenário literário da região, embora não estejam confinados a uma linha regionalista redutora. No nosso entender, o alcance da Arte deve ser sempre de cariz universal, responsável e elevado.
Fernando Esteves Pinto |
Fernando Esteves Pinto concluiu um novo romance. Teve colaborações dispersas nas revistas Estúpida, Eufeme, Nova Águia, Debaixo do Bulcão e ainda no projecto editorial Enfermaria 6. Participou no II Festival Literário Internacional de Querença. Organizou uma exposição de pintura de Silvina Jóia na Biblioteca Municipal de Faro. Os seus projectos para 2018 já estão delineados e serão divulgados atempadamente, contemplando acções individuais e colectivas.
Adília César |
Adília César concluiu três livros inéditos de poesia. Editou na Colecção Poetas da Eufeme o livro de poesia “lugar-corpo” (nº 06, Maio de 2017), do qual foram feitas duas apresentações públicas. Teve colaborações dispersas nas revistas Estúpida, Debaixo do Bulcão, Piolho e Enfermaria 6. Participou em eventos culturais: III Mostra de Autores do Algarve, II Festival Literário Internacional de Querença, Feiras do Livro de Olhão e de Faro, além de acções de divulgação de Poesia no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa em Faro, onde também desenvolve o projecto pedagógico “VERSoS PEQUENINoS”, com um grupo de 25 crianças, no âmbito da sensibilização à Poesia, gerindo um blogue com o mesmo nome, dedicado à comunidade educativa. Mantém uma crónica semanal para o Algarve Informativo desde Maio de 2017.
Adão Contreiras |
Adão Contreiras editou o livro de poesia “Púrpura Voz” na Lua de Marfim. Colaborou na revista Eufeme. Participou em eventos culturais: II Festival Literário Internacional de Querença, Feiras do Livro de Olhão e de Faro, Palavra Ibérica, Poesia na Rua e III Festival Internacional de Poesia a Sul, onde, como artista plástico, expôs obras suas no Átrio do Auditório Municipal de Olhão. Mantém o blogue http://margemdois.blogspot.pt/, onde divulga a sua produção literária e plástica.
Em 2018, há projectos individuais confirmados que a seu tempo serão divulgados.
ATÉ LÓGOS!
Sem comentários:
Enviar um comentário