sexta-feira, 3 de novembro de 2017

LÓGOS | ESCREVER CRIAR

As palavras escritas são imagens em movimento, viajantes. Objectos com densidade e corpo. Lemos a palavra e vemos a imagem do que ela significa. Pensamos sobre ela de imediato. Quando não sabemos o significado de uma palavra, não temos imagem, é como se a palavra não existisse, e não conseguimos pensar sobre ela. Por vezes, apesar de sabermos o que a palavra significa, não gostamos da imagem que ela nos provoca. E foge-nos, não a retemos na paisagem revelada pela leitura.
Em relação às pessoas, o processo é similar. Quando olhamos uma pessoa e ela não tem imagem, porque a sua leitura/compreensão em nada acrescenta à nossa interioridade, é como se essa pessoa não tivesse direito à existência afectiva e real, pelo menos na nossa paisagem interior. É uma não-pessoa. Este processo selectivo dos humanos que passam e ficam ou não em nós, contribui para o nosso equilíbrio, para a nossa viabilidade como mulheres e homens sãos e criativos.
O mesmo se passa com os autores e os livros que lemos. Alguns desses autores e livros, ficam. Com eles viveremos o resto das nossas vidas. Outros, banais ou medíocres, não. Passam por nós e desaparecem. É um autor sem expressão que escreve um não-livro. Um divórcio estético.
Haja coragem para tomarmos as atitudes certas em relação aos autores e aos livros que lemos. Nem tudo é bom (muito menos "excelente" ou "extraordinário", como se apregoa com frequência). Nem tudo é Arte. Então o que é Arte Literária?

Esta foi uma das reflexões que levou ao aparecimento da Revista LÓGOS - Biblioteca do Tempo, através da iniciativa de Fernando Esteves Pinto, Adília César e Adão Contreiras, que se assume como um ponto de vista em relação àquilo que a Literatura deve ser - expressão artística. O tempo será o juiz desta ousadia.

Adília César

Sem comentários:

Enviar um comentário

LÓGOS 10 - MAIO 2022 (ÍNDICE)